A oficina pretende trazer ao participante uma noção sobre o corpo do ator em cena iniciando pela conscientização corporal com enfoque na propriocepção, passando pelo treinamento pré-expressivo, treinamento energético e as ações físicas, o texto corporal do ator.
Por meio de jogos teatrais e dramáticos, pretende-se proporcionar ao participante um maior conhecimento do seu corpo, o corpo expressivo e suas energias potenciais, e assim refletir também sobre o processo de formação do ator, com ênfase na ação física como elemento estruturante da cena.
- Refletir sobre o uso do corpo na comunicação do ator.
- Discutir a noção de corpo, seus movimentos e suas posturas.
- Utilizar brincadeiras e jogos teatrais como princípio metodológico.
- Perceber a capacidade proprioceptiva do corpo e sua elaboração postural.
- Promover o treinamento energético e técnico do ator e o resgate de suas energias potenciais.
- Desenvolver habilidades com o corpo como: a capacidade de percepção, precisão e atenção;
- Estimular o contato e a sensibilidade.
- Identificar o estado de presença.
A oficina tem como base metodológica a utilização de jogos teatrais e dramáticos, leituras de textos e discussões sobre os processos vivenciados. As fontes têm base nos trabalhos de autores e artistas tais como: Stanislavski, Etienne Decroux, Jacques Lecoq, Eugênio Barba, Grotowsky, Luís Louis, Silvana Abreu e grupo LUME.
Materiais para o primeiro dia de aula:
- 1 bastão (1 cabo de vassoura)
- 2 mini-bastões (1 cabo de vassoura partido ao meio, aproximadamente 3 palmos cada mini-bastão)
- 1 bolinha de tênis (ou alguma bola similar: bola de malabares, de frescobol etc)
- 3 objetos/coisas, ex: pena, cordão, açúcar, café, orégano, pena, isqueiro, caixa de fósforo, água gelada, gelo, garrafa com café quente etc.
- Roupa apropriada para fazer aula de corpo, de preferência neutra, sem estampa e propaganda.
TOMAZ DE AQUINO – Professor do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, Diretor, produtor e ator. Formado pelo Curso de Arte Dramática da UFC e pelo Curso de Artes Cênicas do IFCE. Estudou com artistas e pesquisadores tais como Corine Soum (Inglaterra), Los Corderos (Espanha), Valentin Tuplyakov (Rússia), Maurice Durozier (França), Idit Herman (Israel), Pablo Assumpção (CE), Luís Louis (SP), Leela Alaniz (França), Silvana Abreu (SP), Jesser de Souza (SP) e Cacá Carvalho (SP). Atualmente, participa do grupo Poéticas do Corpo - de pesquisa e experimentação do corpo em teatro e dança, com registro no CNPQ, sob a orientação da professora doutora Mônica Braga Marçal, e dirige o Teatro MiMO, grupo que tem como foco de pesquisa cênica o corpo nas linhas da mímica, do palhaço e da performance. É autor das pesquisas: “O silêncio e as possibilidades da comunicação através do corpo na cena teatral”, “Dança contemporânea x teatro físico: uma interseção”, “O silêncio na mímica e no teatro físico” e “A mímica na formação do ator”.