sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lição na Casa














No final de semana passado o Grupo Ninho de Teatro apresentou o seu mais novo espetáculo, A lição maluquinha, na sua sede, a Casa Ninho.


Ficamos muito contentes em receber crianças, educadores e familiares, para compartilharmos um espetáculo que trata de educação e respeito às crianças.


A lição maluquinha é inspirada na novela Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo, e conta como são os dias da Professora, da Menina, do Menino e do Boêmio. O Menino e a Menina são pré-adolescentes que fazem parte da turminha de cabeças-de-vento, a primeira turma para a qual a Professora iniciante ministrará suas aulas com um método que extrapola todas as convenções. O Boêmio mora na casa que fica ao lado da Escola e quando ele não está cantando boleros no chuveiro, ele está tentando ouvir o que acontece na sala de aula da Professora por quem ele está encantado. O Menino gosta de poesias, e ficou fascinado com a primeira vez que a Professora levou a turma para o cinema. A Menina gosta de filmes de luta e sonha com o dia em que poderá assistir a um show do Boêmio. A coisa que a Professora mais gosta é de estar junto com a sua turma, mas ela sabe que aquela cidade tem o pensamento pequeno demais para quem tem sonhos grandes. E o Boêmio que sempre segue para algum lugar, sabe que longe daquela cidade tem um lugar onde cabe o sentimento que brotou entre ele e a Professora... Não se sabe se estes personagens foram felizes para sempre. O certo é que o final feliz quase nunca é o final mais fácil, e que nem todas as histórias de amor terminam com um beijo... Só algumas!

A produção e apresentação de A lição maluquinha é uma das atividades do Projeto Casa Ninho Recepção e Promoção Teatral, que tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Esta atividade inaugurou o ciclo mensais de apresentações do repertório do Grupo Ninho de Teatro. O projeto prevê ainda, uma roda de conversas sobre os espetáculos após a apresentação de cada um deles. Nesta roda cabem: composição estética, temáticas abordadas, relações do objeto artístico com a contemporaneidade, e tantos outros temas que artistas e espectadores podem suscitar! Venha! Sugira!


Em setembro apresentaremos o espetáculo que deu origem ao Grupo Ninho e que trata do conflito entre o amor familiar e as convenções sociais: Avental todo sujo de ovo (de Marcos Barbosa). Marque na agenda! Será nos dias 25 e 26/09/13 às 19h.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Percursos do Ninho!


No último sábado, 27 de abril, o Grupo Ninho de Teatro, realizou a mediação do Programa Percursos Urbanos do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, que é coordenado pelo professor Tiago Coutinho do Curso de Jornalismo da UFC.

A edição Em busca do Ninho, levou os passageiros a visitarem o Teatro SESC Patativa do Assaré em Juazeiro do Norte, a Praça Filgueira Sampaio em Barbalha e a Casa Ninho em Crato. Estes espaços fazem parte da fundação e desenvolvimento do Grupo Ninho, bem como de muitos outros artistas e coletivos da região.


Saímos do Centro Cultural Banco do Nordeste, onde é uma das casas teatrais que abriga esporadicamente temporadas do grupo Ninho. Nesse espaço discutimos sobre a importância do CCBNB para organização da classe teatral caririense, que ao se instalar no Cariri, modifica o cenário ao exigir a profissionalização de artistas, incentiva a criação de coletivos artístico e estabelece um piso para cachê.


No Teatro SESC Patativa do Assaré compartilhamos fragmentos de ensaios dos nossos dois primeiros espetáculos: Bárbaro e Avental todo sujo de ovo. Neste espaço contamos sobre a fundação do Grupo, observamos o equipamento técnico deste teatro e a importância do mesmo para o Cariri.


Em seguida, na Praça Filgueira Sampaio, demonstramos as técnicas que utilizamos para a criação das personagens de Charivari e discorremos sobre quão importante foram as manifestações culturais e artísticas locais para a composição deste espetáculo.



Nas paradas e no caminho muita conversa sobre formação e manutenção de um grupo de teatro, panorama da produção e difusão do teatro no Cariri cearense, recepção teatral, e muitas curiosidades do universo das artes!



Por fim, na Casa Ninho (nossa sede) apresentamos a rotina de preparação e ensaio de um grupo de teatro, através da demonstração de alongamento, aquecimento, energização e passagem de cenas do mais novo espetáculo; Jogos na hora da sesta.



Somos muito gratos a todos os espaços que abrigaram nossas ideias e suas execuções. Gratos também a todos aqueles que nesta tarde de sábado visitaram tais lugares conosco.