No dia 28 de dezembro de 2010, no Teatro Raquel de Queiroz em Crato, representantes de grupos de teatro da região do Cariri reuniram-se com Herê Aquino, diretora do grupo Expressões Humanas e militante do "Movimento Todo Teatro é Político"
Na reunião, discutiram sobre a importância de um movimento para dar inicio a criação de uma cooperativa de teatro. Durante as discussões, decidiram organizar uma reunião com mais representantes da região, no dia 15 de janeiro de 2010 no Raquel de Queiroz as 15:00hs. E assim eleger uma comissão representativa para participar em Fortaleza nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2010, o I Congresso Cearense de Teatro, que consistirá em organizar a criação de uma cooperativa de teatro cearense, e bem como, levantar propostas e sugestões para serem levadas em audiência ao novo secretário de cultura do Ceará, Prof. Pinheiro, no dia 21 de fevereiro de 2010.
O Movimento Todo Teatro é Político, trata-se de uma contundente mobilização da classe teatral do Ceará em favor de um novo teatro para a nossa realidade. Teatro mais atuante, mais visível, transformador de sua paisagem social, implicado, por isso mesmo, em transformações de políticas públicas e privadas que lhe digam respeito. Parece-nos claro, afinal, que o artista é igualmente um homem público, lidando com outros níveis interesses sociais de ordem simbólica e afetiva , do mesmo modo indispensáveis ao aprimoramento da vida humana. Em defesa de uma maior presença do teatro na nossa realidade o Movimento Todo Teatro é Político defende como eixo de suas propostas: A valorização do teatro de grupo e de pesquisa, Políticas públicas específicas para o teatro, popularização e acessibilidade para o teatro e a criação da lei de fomento ao teatro cearense.
Precisamos estar juntos nessa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário