sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Caranavalização

Ouvimos muito esse termo "carnavalização" durante o processo de montagem de Charivari. Já que estamos em época de carnaval, e o carnaval tem sua origem na expressão latina "carne-vale" que significa "adeus à carne", expressão que se consolidou com a instituição da Quaresma, 40 dias de penitência e de jejum criado pela Igreja Católica na Idade Média. A relação do carnaval com a Igreja Católica é evidente, visto que, sem a Quaresma não haveria carnaval, já que este significa os três dias precedentes à quarta-feira de cinzas, que são dedicados à liberdade, diversões e folias. (FERREIRA, 1989) Durante a Idade Média, o carnaval se populariza tomando diferentes formatos que vão influenciar os carnavais que conhecemos hoje. Em sua origem, os costumes das brincadeiras estavam associados às festas pagãs, para afugentar os espíritos dos mortos que rondavam naquele período do ano. A luta que se trava entre o carnaval e a Quaresma é bastante visível, principalmente representada pela fartura e escassez, sobre esse aspecto Ferreira (2004, p.32-33) destaca que:

... por volta do século XII, ouviremos falar, pela primeira vez, de uma curiosa batalha que colocaria em campos opostos dois lutadores incansáveis de um lado o gordo e bonachão Senhor Carnaval e do outro a magra e triste Dona Quaresma. Estes dois personagens, representados em peças teatrais, contos e poemas humorísticos, se enfrentariam ano após ano, durante séculos, marcando a luta entre a fartura e a escassez característica do período do adeus à carne. Sua disputa era um verdadeiro símbolo do significado associado às festas do carne vale que começavam a se organizar na Idade Média.


Percebe-se que o carnaval é cheio de símbolos e significados, esta característica permeará toda sua história, principalmente no que diz respeito aos exageros, tolerados nos dias de festa em contraposição ao jejum da Quaresma. No carnaval é evidente que os símbolos são enaltecidos, Burke (1989, p.210) afirma que: "Havia três temas principais no Carnaval, reais e simbólicos: comida, sexoe violência". A comida devido à carne que compõe a palavra carnaval; o sexo, pois é a "carnalidade", representa o prazer sexual; e a violência era evidente porque era permitido o insulto a quem quer que seja, provocando alguns excessos, comuns até os dias atuais no carnaval brasileiro.

Um comentário:

  1. De repente ele começou a sambar bonito e veio vindo para mim, me olhava nos olhos quase sorrindo, um ruga tensa entre as sobrancelhas pedindo confirmação, confirmei quase sorrindo tambem...

    Trecho do conto Terça-Feira Gorda de Caio F. Abreu, ambientado no ultimo dia de carnaval, onde a busca pela carne/sexo se intensifica, pois é o ultimo dia de festa, a despedida, para entao entrar no jejum da quaresma. Este Conto é encenado dentro do espetaculo Barbaro. Neste momento de carnaval fico imaginando como os folioes estao vivenciando suas conquistas, paqueras, os jogos de seduçoes, os beijos, os sinais, o sexo...

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