... por volta do século XII, ouviremos falar, pela primeira vez, de uma curiosa batalha que colocaria em campos opostos dois lutadores incansáveis de um lado o gordo e bonachão Senhor Carnaval e do outro a magra e triste Dona Quaresma. Estes dois personagens, representados em peças teatrais, contos e poemas humorísticos, se enfrentariam ano após ano, durante séculos, marcando a luta entre a fartura e a escassez característica do período do adeus à carne. Sua disputa era um verdadeiro símbolo do significado associado às festas do carne vale que começavam a se organizar na Idade Média.
Percebe-se que o carnaval é cheio de símbolos e significados, esta característica permeará toda sua história, principalmente no que diz respeito aos exageros, tolerados nos dias de festa em contraposição ao jejum da Quaresma. No carnaval é evidente que os símbolos são enaltecidos, Burke (1989, p.210) afirma que: "Havia três temas principais no Carnaval, reais e simbólicos: comida, sexoe violência". A comida devido à carne que compõe a palavra carnaval; o sexo, pois é a "carnalidade", representa o prazer sexual; e a violência era evidente porque era permitido o insulto a quem quer que seja, provocando alguns excessos, comuns até os dias atuais no carnaval brasileiro.
De repente ele começou a sambar bonito e veio vindo para mim, me olhava nos olhos quase sorrindo, um ruga tensa entre as sobrancelhas pedindo confirmação, confirmei quase sorrindo tambem...
ResponderExcluirTrecho do conto Terça-Feira Gorda de Caio F. Abreu, ambientado no ultimo dia de carnaval, onde a busca pela carne/sexo se intensifica, pois é o ultimo dia de festa, a despedida, para entao entrar no jejum da quaresma. Este Conto é encenado dentro do espetaculo Barbaro. Neste momento de carnaval fico imaginando como os folioes estao vivenciando suas conquistas, paqueras, os jogos de seduçoes, os beijos, os sinais, o sexo...